Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

CUIDADO E ATENÇÃO

Inverno requer cuidados ainda maiores contra a dengue

Dias mais frios devem ser usados para acabar com criadouros. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada em pontos que podem se tornar possíveis focos da doença

(Foto: Secom Guarapuava)
(Foto: Secom Guarapuava)

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, os períodos de frio não eliminam o mosquito Aedes aegypti, responsável por contaminar pessoas com a dengue e com a febre chikungunya.

Especialistas apontam que no período de inverno, os cuidados diminuem, uma vez que o mosquito transmissor dessas doenças circula menos. No entanto, se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados podem permanecer intactos por meses e, quando a estação quente recomeçar, eles vão eclodir, dando origem a um novo ciclo do mosquito.

A responsável pelo setor de Vigilância Ambiental em Saúde de Guarapuava, Sabina Curi, sublinha que a prevenção é a melhor arma contra a transmissão da dengue e de outras doenças causadas pelo mosquito.

"As pessoas se enganam ao pensar que em época de frio, o mosquito transmissor da dengue morre. Ao contrário, se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados nesses locais, permanecerão intactos e sem água por até um ano e dois meses. Quando volta a esquentar, eles se proliferam. Então, a questão climática é bem complicada, porque se formos analisar, em um dia temos temperatura negativa de manhã, já no período da tarde esquenta. Portanto, mesmo com temperaturas baixas, o mosquito se prolifera. Infelizmente, haverá pessoas doentes com dengue o ano todo. Por isso, é necessário muito cuidado, sempre primando pela eliminação dos focos de infecção", explicou Sabina.

COMO PREVENIR

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada em pontos que podem se tornar possíveis criadouros.

Vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e até recipientes pequenos, como tampas de garrafas, podem conter larvas do mosquito.

Para quem vai viajar nas férias de julho, a orientação é substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia, deixar a caixa d"água tampada e cobrir todos os grandes reservatórios de água, como as piscinas, por exemplo.

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38,5ºC), dores musculares intensas, dor nos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

A infecção pode ser desde assintomáticas, ou com sintomas leves ou graves. Se for grave, a doença pode provocar perda de peso, náuseas e vômitos.

O paciente com dengue precisa fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos sem indicação médica.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis