Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

ORIENTAÇÃO

ACIG realiza Feirão do Imposto em Guarapuava

Evento conta com diversas ações e descontos em combustíveis no dia 25

(Foto: Ilustrativa/Banco de imagens Pexels)
(Foto: Ilustrativa/Banco de imagens Pexels)

No dia 25 de maio, Guarapuava se prepara para mais uma edição do Feirão do Imposto, uma iniciativa da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), a FACIAP Jovem e o Sicoob. Este ano, o evento tem como tema: "Dígitos que Sufocam: uma carga tributária de tirar o fôlego", visando alertar a população sobre o uso dos recursos públicos e a forma como pagamos nossos impostos, pontuando a necessidade da simplificação do sistema fiscal.

Em Guarapuava, desde 2009, a iniciativa é organizada pelo Conselho do Jovem Empresário (CONJOVE), que este ano convidou as empresas associadas à ACIG para comercializar alguns de seus produtos com o preço sem acréscimo do valor do imposto, além de informar a população através de ações em diversos locais. Mais de 30 cidades paranaenses realizarão ações ao longo deste mês com o intuito de cobrar uma maior eficiência no uso do dinheiro público.

Importância do dia D

O mês de maio foi escolhido para a realização da ação, em razão do Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, celebrado em 25 de maio. Uma das grandes conquistas do Feirão do Imposto ao longo dos anos foi a aprovação da Lei do Imposto na Nota – Lei 12.741/12 – que torna obrigatória a inclusão nos documentos fiscais o valor aproximado de impostos pagos, proporcionando maior transparência ao consumidor.

O Brasil tem uma das cargas tributárias mais pesadas e mais complexas do mundo, considerado em 2023, o 2º país no ranking mundial que mais tributa empresas. Ao considerar todos os impostos, as empresas brasileiras pagam na média uma alíquota de imposto de 34%. Este valor é 70% maior que a média mundial, e somente 1% menor que Malta – que está no topo do ranking com 35%.

Estas ações são importantes porque muitas vezes o empresário é "sufocado" pelos impostos, e por isso se obriga a passar esses valores ao consumidor que acaba pagando quase 70% do valor do produto em impostos. E também a ação serve para conscientizar que é dever da população cobrar os meios estaduais, municipais e federais para onde vai esse imposto. afirma o presidente do CONJOVE Guarapuava, Israel Farias.

Entre os impostos discutidos no evento estão os tributos estaduais, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), os tributos federais, incluindo o PIS/PASEP/COFINS, e o tributo federal de Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).

Ações em Guarapuava

No Dia D, em 25 de maio, diversas atividades estão programadas para conscientizar a população sobre a carga tributária, como:

Demonstração da alta carga tributária com a exposição de um carro, comparando seu valor com e sem imposto no Shopping Cidade dos Lagos o dia todo (10:30h às 17:30h);

Venda de produtos com desconto no imposto (o horário será estipulado pelas lojas);

.Desconto no combustível no Posto Metropolitano: Serão disponibilizados 2.000 Litros de Etanol, 2.000 Litros de Gasolina e 500 Litros de Diesel. O abastecimento iniciará às 7:30h com atendimento por ordem de chegada, com distribuição de senhas até acabar a litragem. (Rua Padre Chagas esquina com a Rua Azevedo Portugal, CENTRO).


(Com ABRASEL,FACIAP e ACIG)

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis