Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

IMUNIZAÇÃO

Prefeitura de Guarapuava vacina crianças contra a Poliomielite no "Dia D"

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, podendo levar à paralisia em casos graves

(Foto: Secom Guarapuava)
(Foto: Secom Guarapuava)

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou no último sábado (8 de junho), o Dia D de vacinação contra a poliomielite, imunizando centenas de crianças menores de cinco anos.

Compondo a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Pólio, iniciada no dia 27 de maio, a SMS disponibilizou as vacinas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro Municipal de Vacinação. A meta da campanha é aumentar a cobertura vacinal e reduzir o número de crianças não vacinadas com a VOP (Vacina Oral Contra Poliomielite), visando o controle, eliminação e erradicação da doença.

Chayane Andrade, secretária de Saúde de Guarapuava, ressaltou a importância da vacinação: "É fundamental que as pessoas tragam seus filhos menores de 5 anos para tomar a vacina contra a pólio. Essa é uma doença que está erradicada no nosso país, e não podemos deixar que volte. Por isso, a vacinação é tão importante. A Secretaria de Saúde tem trabalhado para ampliar o acesso à vacinação, com horários estendidos e abertura do Centro Municipal de Vacinação aos sábados."

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, podendo levar à paralisia em casos graves. A vacinação é fundamental para prevenir a doença e evitar sequelas graves.

Maicon de Paula, pai da pequena Aniely, também reforçou a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada: "É sempre importante estar em dia com as vacinas. Eu trouxe minha filhinha hoje para a vacinação e incentivo outros pais a fazerem o mesmo."

Para Claudia Bahls de Souza Virtuoso, enfermeira da vigilância epidemiológica da 5ª regional, este momento é fundamental na prevenção. "Essa campanha é uma parceria entre o Município, o Estado e o governo federal, e tem como objetivo proteger nossas crianças de 0 a 5 anos contra essa doença tão perigosa. A proteção contra a pólio é fundamental para a saúde dos nossos pequenos, e a vacina é a única forma de prevenir essa doença, e é por isso que estamos aqui hoje", comentou.

Outra moradora que aproveitou o Dia D para levar seu filho para vacinar foi a Simone de Cuffa Picolo, de 36 anos. "Hoje o Henrico veio tomar o reforço da polio, e a gente quer deixar aqui registrado o quanto é importante que todos os pais, mães, responsáveis venham, aproveitem esse dia. A equipe está toda reunida aqui para esse atendimento, que é muito importante para as nossas crianças", assinalou a mãe do Henrico, de 2 anos.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis