Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

MEIO AMBIENTE

Guarapuava encerra Semana do Meio Ambiente com sucesso na coleta de resíduos eletroeletrônicos

Moradores aproveitaram oportunidade para descartar eletroeletrônicos sem uso de forma consciente

(Foto: Secom Guarapuava)
(Foto: Secom Guarapuava)

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG), encerrou, no último sábado, dia 8 de junho, a coleta de resíduos eletroeletrônicos na Praça Cleve. A ação, que fez parte da XI Semana do Meio Ambiente, teve como objetivo reunir esses materiais e conscientizar a população sobre a importância do descarte correto, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana se não forem tratados adequadamente.

"A Semana do Meio Ambiente nos convida a refletir sobre o impacto de nossas ações no planeta. O descarte correto de lixo eletrônico, como celulares e computadores, é um passo crucial para proteger o meio ambiente e a saúde da população, já que esses equipamentos contêm substâncias tóxicas que podem contaminar solo e água", afirmou Vinícius Kaminski Milazzo, secretário de Meio Ambiente de Guarapuava.

Durante os dias de coleta, a população teve a oportunidade de se desfazer de equipamentos como computadores, celulares, televisores, impressoras e outros eletrônicos. Após a coleta, a SEMAG recolheu os materiais para o devido tratamento e reciclagem.

A ação contou com o apoio da SUC Ambiental, que será responsável pela destinação correta dos materiais e apresentará um certificado com a quantidade total de resíduos arrecadados durante a Semana do Meio Ambiente.

Até sexta-feira, haviam sido recolhidos 2.650 kg de material eletroeletrônico. Os dados totalizados ainda serão divulgados durante a semana, mas a expectativa é que o número se aproxime de três toneladas.

"Os eletroeletrônicos contêm componentes e substâncias que podem ser extremamente prejudiciais ao meio ambiente se descartados de forma inadequada. Metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio, bem como outros materiais tóxicos, podem contaminar o solo e a água. A coleta adequada e o descarte correto desses resíduos evitam a poluição ambiental e protegem os recursos naturais. A isto soma-se a conscientização e a educação ambiental uma vez que essas iniciativas educam a comunidade sobre os impactos ambientais e incentivam práticas sustentáveis no dia a dia. Além de incentivo à economia circular e cumprimento no que se refere a legislação ambiental. Em suma, a campanha de arrecadação de eletroeletrônicos em Guarapuava é uma iniciativa de grande valor, pois não apenas protege o meio ambiente e a saúde pública, mas também promove a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável", reforça a chefe da Divisão de Práticas Ambientais da SEMAG, Anna Karolina Kowalski.

Marilei Biegai, de 57 anos, moradora local, aproveitou a ação para descartar diversos eletrônicos antigos que estavam acumulados em sua casa. "Por ser a semana do meio ambiente, eu vi um informe nas redes sociais e procurei o post sobre a coleta. Eu tinha um monte de coisas que a gente sabe que não pode descartar no lixo comum por causa dos metais pesados", contou.

Marilei elogiou a iniciativa da Prefeitura e destacou a importância de ações como esta no dia a dia da população. "Não sabia de locais para descartar antes, e agora com a Semana do Meio Ambiente eu fiquei sabendo. É muito importante e não dá para descartar no lixo comum. Tem que ser assim mesmo", reiterou.

Para saber mais sobre o descarte correto destes e de outros materiais, entre em contato com a SEMAG pelo telefone (42) 3142-1800.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis