Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

TENTANDO SOBREVIVER

Hospital Santa Tereza recebe prorrogação de prazo para resolver irregularidades médicas

Novo prazo se encerra no final de junho deste ano

(Foto: Gustavo Ortiz/RedeTV Guarapuava)
(Foto: Gustavo Ortiz/RedeTV Guarapuava)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) concedeu uma extensão de 90 dias ao Novo Hospital Santa Tereza (Instituto Virmond), localizado em Guarapuava, para corrigir as falhas apontadas que poderiam levar à suspensão dos atendimentos médicos. A decisão inicial de interditar eticamente a instituição foi tomada em dezembro de 2023 pelos conselheiros do CRM, em razão de diversas irregularidades identificadas durante fiscalizações, as quais comprometiam a qualidade da assistência e aumentavam os riscos aos pacientes.

De acordo com o Conselho, entre as irregularidades encontradas estão a ausência prolongada de comissões de ética médica e de revisão de prontuários, jornadas de trabalho extenuantes, falta de nomeação de chefes de serviços, e lacunas no quadro de plantão, resultando em desfalques nos serviços de urgência e emergência, bem como nas unidades de terapia intensiva (UTIs) adulto, pediátrica e neonatal, além de outras áreas médicas.

Em atualização feita nesta quinta feira (24 de abril) , o CRM-PR informou que o prazo para resolver as questões identificadas foi estendido, permitindo que o hospital continue operando durante esse período, porém sob o indicativo de interdição ética. O novo prazo se encerra no final de junho deste ano.

Além disso, o Conselho comunicou ao Ministério Público do Paraná que o Hospital Santa Tereza será alvo de um Ato de Interdição Ética nos serviços de UTI Neonatal e Pediátrica, com possibilidade de interdição em outros setores. Essa medida foi previamente notificada à instituição em dezembro, com um prazo de 90 dias para correção, o qual expirou no final de março.

Atualmente, o hospital é responsável pelos únicos 10 leitos pediátricos cirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Guarapuava, além de 16 dos 18 leitos pediátricos clínicos. A instituição também detém uma parcela significativa dos leitos hospitalares da cidade, com 171 de um total de 456, e 144 de 327 leitos destinados ao SUS.

Diante da prorrogação do prazo, Marlon, responsável pela gestão do hospital, destacou em entrevista para a RedeTV Mais, que os esforços realizados nos últimos oito meses para regularizar os serviços, cumprindo aproximadamente 95% das recomendações do CRM. " Estamos nos empenhando ao máximo,no entanto, os desafios persistem, especialmente na contratação de profissionais pediatras, uma questão enfrentada não apenas pelo Santa Tereza, mas por hospitais em todo o Brasil", afirmou Marlon.

Marlon ressaltou a colaboração com o governo estadual e o compromisso em resolver essas questões no novo prazo estendido. Ele expressou confiança de que, dentro de um máximo de 30 dias, os serviços estarão completamente restabelecidos, assegurando à população o acesso integral aos cuidados de saúde. "O governo estadual também está dedicado a apoiar o hospital, especialmente por ser a única UTI pediátrica da região, destacando a importância desse serviço para a comunidade de Guarapuava e arredores", finalizou .

Deseja ficar por dentro das últimas notícias do portal RTVNews?

Sabe como ficar bem informado com rapidez sobre aquilo que acontece de mais importante em Guarapuava e Região? É muito fácil! Basta fazer parte do nosso grupo no WhatsApp (Aqui). Nossa equipe do Portal rtvnews.com.br mantém você atualizado em tempo real. Além disso, você pode colaborar conosco enviando fotos, vídeos, denúncias e reclamações pelo nosso WhatsApp: (42) 9-9913-0435

Junte-se a nós e fique sempre por dentro das notícias mais relevantes de sua região!

#Guarapuava #Região #Notícias #Informação #Rtvnews

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis