Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

APOIO NAS CHUVAS

Bombeiros de Guarapuava compõem equipe que ajudará nas operações de resgate no Rio Grande do Sul

Equipe chegou no estado gaúcho nas primeiras horas desta quinta (2)

(Foto: Corpo de Bombeiros)
(Foto: Corpo de Bombeiros)

Dois bravos membros do 12º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava, um Sargento e um Cabo, iniciaram sua jornada em direção ao Rio Grande do Sul. Ambos fazem parte da Força-Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), que está se mobilizando para oferecer suporte crucial à população atingida pelas fortes chuvas na região sulista. Os valentes combatentes identificados como 3° Sargento QPBM Gustavo e Cabo QPBM Rudiak estão prontos para a missão.

Esta iniciativa responde a uma determinação direta do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que ordenou o envio de uma equipe do CBMPR para auxiliar o Rio Grande do Sul em meio à calamidade desencadeada pelas chuvas intensas. A equipe enviada é composta por 32 bombeiros militares, nove viaturas e quatro embarcações. Além disso, um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) está programado para se juntar ao esforço, partindo às 8 horas da manhã desta quinta-feira do Aeroporto do Bacacheri.

O comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), major Ícaro Gabriel Greinert, lidera a força-tarefa e destaca que o foco primordial é o resgate de pessoas. Com a previsão de mais chuvas, o acesso às áreas afetadas torna-se desafiador, exigindo operações específicas para buscar e resgatar aqueles presos pelas enchentes ou em situações de risco. ""A nossa ação, que deve acontecer imediatamente à nossa chegada lá, é de resgate de pessoas. Há ainda tem previsão de muita chuva, as aeronaves não estão conseguindo acessar todos os locais. Assim, o trabalho é de busca pelo pessoal que esteja em cima das casas, de presos pela enchente", explicou o comandante.

As viaturas mobilizadas, provenientes de Curitiba e regiões como Maringá, Londrina e Cascavel, inicialmente se dirigem a Porto Alegre, onde será definida a área de atuação do grupo paranaense. Mais de 100 municípios no Rio Grande do Sul enfrentam alagamentos, com um saldo trágico de 10 óbitos, 21 desaparecidos e milhares de desabrigados até o momento.

A força-tarefa está preparada para permanecer em ação por até 10 dias, adaptando-se conforme a demanda e evolução da situação.

Este não é o primeiro esforço de solidariedade entre os estados do Paraná e Rio Grande do Sul. No ano passado, durante a Operação Vale do Taquari, o CBMPR prestou apoio significativo aos gaúchos, auxiliando em operações de busca e resgate, bem como em atividades de ajuda humanitária.

Desta vez, a urgência é ainda maior, como destaca o major Greinert, ressaltando a importância do rápido acionamento diante da gravidade da situação. O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná mantém uma equipe pronta para resposta rápida em grandes desastres, tanto dentro quanto fora das fronteiras do estado, demonstrando o espírito de solidariedade e cooperação entre as unidades federativas.

Deseja ficar por dentro das últimas notícias do portal RTVNews?

Sabe como ficar bem informado com rapidez sobre aquilo que acontece de mais importante em Guarapuava e Região? É muito fácil! Basta fazer parte do nosso grupo no WhatsApp (Aqui). Nossa equipe do Portal rtvnews.com.br mantém você atualizado em tempo real. Além disso, você pode colaborar conosco enviando fotos, vídeos, denúncias e reclamações pelo nosso WhatsApp: (42) 9-9913-0435

Junte-se a nós e fique sempre por dentro das notícias mais relevantes de sua região!

#Guarapuava #Região #Notícias #Informação #Rtvnews

Comentários
Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis