Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

EM FESTA

Escola Municipal Gabriel Hugo Rios celebra 50 anos de história

Bolo gigante, painel de fotos e atividades com os alunos marcaram a comemoração de cinco décadas da Escola Municipal Gabriel Hugo Rios, no bairro Vila Bela

(Foto: Secom Guarapuava)
(Foto: Secom Guarapuava)

Nesta segunda-feira (29), o dia foi repleto de comemorações na Escola Municipal Gabriel Hugo Rios. Isto porque, a instituição celebrou 50 anos de história. Ao longo de meio século, professores, funcionários e alunos marcaram a grande trajetória da unidade.

"Nesta data especial, voltamos no tempo para reviver os momentos marcantes que construíram a rica trajetória da nossa escola. Desde a sua fundação, em 1972, a Escola Municipal Gabriel Hugo Rios vem iluminando o caminho de milhares de alunos que passaram por suas portas. Ao longo desses anos, incontáveis professores, com amor e profissionalismo, semearam o conhecimento e inspiraram gerações a alcançarem seus sonhos. Agradecemos imensamente a todos os que contribuíram para estas cinco décadas de história, dedicação e compromisso com a educação de qualidade", sublinhou a secretária de Educação, Rejane Corrêa da Luz.

A instituição foi fundada em 1972, sob a denominação de Escola Rural de Vila Planalto. No ano de 1977, na gestão do Prefeito Cândido de Pacheco Bastos, foi renomeada para Escola Municipal Professor Gabriel Hugo Rios, mas apenas 15 anos depois, passou a ser chamada de Escola Municipal Gabriel Hugo Rios – Ensino Pré Escolar e de 1º grau. Apesar da unidade ter completado 50 anos em 2022, a celebração aconteceu apenas neste ano.

"A escola fez 50 anos ainda em 2022 e por conta da pandemia, não tivemos como fazer. Mas já estava no nosso coração fazer algo especial, porque 50 anos é uma data muito importante. Então, nós chamamos os pais e pedimos um pouquinho de trigo aqui, um pouquinho de óleo ali, nós conseguimos arrecadar alimentos e fazer essa homenagem para as professoras que já partiram, não só para elas, mas para todas as pessoas que passaram e estão aqui na escola hoje. Fazer parte desta história é fantástico, porque você revive, você vai lá e você vê as fotos e vê como a escola cresceu, como a escola está produzindo. Era uma pequena escola de madeira e hoje é um edifício tão bonito reformado. Então, eu estou feliz mesmo com tudo que está ocorrendo aqui e não só na questão estrutura, professoras capacitadas e alunos brilhantes", ressaltou a diretora da unidade, Rita de Cássia Lustosa.

O nome da escola homenageia um homem que dedicou sua vida ao setor de ensino de Guarapuava. Gabriel Hugo Rios nasceu em Guarapuava, no dia 29 de abril de 1890. Seu pai tinha origem alemã e sua mãe, africana. O garoto foi alfabetizado aos 4 anos por seu pai, e à medida que cresceu, começou a lecionar como professor particular.

Aos 30, foi nomeado professor público estadual e trabalhou nas escolas Faxinal dos Fiuza, Bom Jesus, Palmeirinha, Entre Rios e Ginásio Estadual Manoel Ribas. Além de grande educador, integrou a Banda Maragatos de Guarapuava e participou de diversos eventos sociais. Gabriel Hugo Rios faleceu em 1 de agosto de 1955 aos 65 anos de idade.

"É uma alegria muito grande, eu vivi os melhores momentos da minha vida aqui. Foi de 1979 até 1981. Eu comecei a minha trajetória aqui como supervisora e depois fui diretora. Então é uma satisfação muito grande. Meu filho veio junto comigo porque foram os melhores anos da vida dele também. Ele estudava de manhã e à tarde, enquanto eu trabalhava, ele ficava aqui. Foram anos assim, e hoje vejo o quanto as crianças também fazem parte desta história", evidenciou a diretora da unidade entre 1979 a 1981, Kleve Maria.

"Eu fico muito feliz, porque a gente observa o crescimento da escola dentro deste meio século. Eu fui diretora entre 1989 e 1996. E, eu vejo o desenvolvimento, a união que permaneceu, hoje chegando aqui, são mil e uma lembranças. Eu me emocionei em encontrar as alunas que hoje também são professoras. Então a escola fez um futuro brilhante, com profissionais excelentes e alunos que marcaram a história, e vai permanecer fazendo seu futuro", destacou a professora da unidade entre 1989 e 1996, Rosemeri Aparecida Chaves.

Hoje, a unidade atende 532 alunos. São 28 professores e 13 que dedicam seus dias para transformar vidas e oferecer uma educação de qualidade para comunidade da Vila Planalto. Alunos e professores celebraram os 50 anos com dois bolos de 1 metro de comprimento e um painel de fotos que recorda momentos importantes da trajetória da Escola Municipal Gabriel Hugo Rios.

"Eu trabalhei em várias escolas, mas nunca nenhuma como essa. Hoje, esta festa reflete tudo o que a escola representa, é algo muito bonito. Além de toda esta festa, a gente utilizou desta data tão especial para trabalhar em sala. Nós fizemos atividade com as crianças, eles entraram no clima, pintaram a titã do bolo dos 50 anos e moldaram o bolo com massinha na sala. Essa festa não é só para nós, mas pra comunidade escolar aqui no bairro que luta por uma educação de qualidade", grifou a professora Rosane Machado Penteado Levinski.

Comentários
Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis